A impressão de um artista de uma rede de Internet solar que mede-sistema. Fonte da imagem: NASA |
Chamado Delay / Disruption Tolerant Networking (DTN), o serviço permite o armazenamento de peças parciais de informações nos nós ao longo de um caminho de comunicação, o que trará transmissões mais rápidas e mais estáveis em experimentos espaciais. O sistema foi integrado com o ISS Telesciência Resource Kit e representa mais de 10 anos de trabalho da NASA e os seus parceiros, como parte da Agência de Exploração de Sistemas Avançados do programa (AES). A missão da AES é desenvolver tecnologias que poderiam ser fundamental no futuro da exploração de nosso sistema solar.
Simplificando, DTN irá fornecer a receita confiável para transferências de armazenamento e de dados. Com "armazenar e encaminhar" do serviço de rede de dados, ele pode armazenar feixes parciais de dados em nós ao longo peças de comunicação até que seja encaminhado e, em seguida, re-empacotado no destino final, o que poderia ser a Terra ou no espaço, e potencialmente outros planetas. Este é o lugar onde DTN difere do tradicional Internet Terra-borne que exige que todos os nós para estar disponível durante o período de tempo para uma transmissão de dados confiável.
O anúncio da NASA no Twitter. Fonte da imagem: Twitter. |
A NASA colaborou com uma variedade de organizações para montar este projeto na ISS, incluindo a Task Force Internet Research (IRTF), o Comitê Consultivo para Sistemas Espaciais de Dados (CCSDS) e a Internet Engineering Task Force (IETF).
A nova tecnologia deverá acelerar as transferências de dados entre a Terra e a ISS, bem como os vários módulos em espaço. Quanto ao futuro, o objetivo é utilizar esta tecnologia para transferências de dados planeta-a-planeta.
Fonte: NASA
0 comentários:
Postar um comentário